TIM espaço mulher

Menu

Finanças

5 dicas para fazer seu décimo terceiro render até janeiro

13 salario
(Foto: Shutterstock)

Esse mês tem um extra no salário, mas tem também um monte de despesas adicionais – fora janeiro, com IPVA, material escolar e mais um monte de conta pra pagar. Por isso, pedimos ajuda do nosso colunista especialista em finanças para dar algumas dicas essenciais para ajudar o 13º salário render um pouquinho mais.

1. Reunir-se com amigos e dividir os gastos
Muita atenção com os gastos de final de ano Natal e Festa de Ano Novo, tente se reunir com amigos e pessoas do seu circulo de amizade e dividir os gastos dessas comemorações. Além de ser muito prazeroso estar com amigos o gasto é bem menor gerando uma economia de 30% a 40% e reduzindo o desperdício de comidas e bebidas.

2. Levantamento prévio dos gastos
É essencial saber quais são os gastos para os próximos meses de janeiro e fevereiro, pois são meses onde temos um aumento significativo nos gastos e se deixar para saber de última hora a supressa pode ser preocupante. Portanto liste todos os gastos e programe-se.

3. Reduzir a lista de presentes de natal
Reduza a lista de presente de natal para o mínimo possível e para pessoas que não estão na lista de presente mande um cartão de natal um e-mail ou seja algo que demonstre sua lembrança e carinho pela pessoa, porém sem gasto para você.

4. Viagens programe os gastos
É gostoso viajar no final de ano, porém esse é um dos maiores vilões nos gastos, porque sempre surgem gastos extras que não foram programados na viagem. Portanto quando for programar sua viagem acrescente pelo menos 20% do valor previsto e deixe separado para gastos extraordinários isso vai fazer com que você não tenha supressas desnecessárias.

5. Não empreste dinheiro do seu 13º salario
Todos sabem que no final do anos as pessoas recebem 13º salario e é onde acontece um fenômeno muito difícil de tratar mas necessário. Muitas pessoas sabendo que você vai receber seu 13º salario, vem com diversas desculpas para pedir um empréstimo para pagar nos próximos meses. “Fuja dessa cilada” pois na maioria das vezes as pessoas não pagam e você fica sem o dinheiro. A dica é muito simples fale que seu dinheiro esta comprometido com todos os gastos que você terá em janeiro e fevereiro, assim encerrando o assunto.

Lembre-se é seu esforço e economia e prudência nos gastos nunca fez mal a ninguém.

Tem 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais como CEO e CFO. Graduado em Administração de empresas e Contabilidade. Pós-graduado em Finanças & Controladoria pela FGV, em Marketing pela ESPM, MBA executivo internacional FIA-USP: University of Cambridge (Inglaterra), EM Lyon BusinessSchool (França) e Lignan University College (China).

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!