TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

5 motivos para apostar no parto normal

A chegada de um filho é um momento feliz, mas também cercado de muita dúvida e insegurança. Um dos pontos cruciais durante a gravidez de uma mulher é na hora de escolher o tipo de parto. Há pressão social, do médico e até do marido, mas lembre-se que essa decisão é só sua e você deve ponderar com calma e baseada em informações de qualidade. Veja alguns motivos para apostar no parto normal para a chegada do seu filho:

1. É natural: biologicamente, fomos feitas para parir. Mulheres com alguma dificuldade no parto são minoria – a Organização Mundial de Saúde preconiza que apenas 15% de todas as mulheres precisarão de ajuda da cesariana para darem a luz a seus filhos. Marcar uma cirurgia com antecedência aumenta o risco da criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos.

2. Acelera a descida do leite: os hormônios envolvidos no trabalho de parto “avisam” ao corpo que o bebê vai nascer e que a mulher agora precisa produzir leite. Numa cesárea agendada, sem indícios de trabalho de parto, esses hormônios não entraram em ação e podem demorar mais para serem acionados, dificultando os primeiros – e cruciais – momentos da amamentação.

3. Rápida recuperação: de acordo com o protocolo da maioria dos hospitais, em 48 horas a mãe já está pronta para ir para casa. E antes disso, muitas delas já conseguem se levantar normalmente da cama, sem ajuda, além de carregarem seus bebês sem problemas. No caso da cesárea, o período de recuperação – tanto no hospital quanto em casa – é bem mais longo e dolorido.

shutterstock_3666201534. Existem alternativas para a dor: a mais clássica é a analgesia de parto, que controla a dor e não prejudica a movimentação da mulher. Se ela preferir meios mais naturais de controle da dor, pode usar técnicas como uso de bola suíça, livre deambulação, chuveiro e banheira com água quente, massagens e até meditação.

5. É a opção mais segura: para mãe e bebê, o parto normal reduz todos os riscos em cerca de 4 vezes. É importante lembrar que a cesárea é uma cirurgia que envolve riscos de infecção hospitalar, hemorragias e até morte.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!