TIM espaço mulher

Menu

Amor e Sexo

Amor que fere: 9 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

amor toxico
(Foto: Shutterstock)

Uma relação tóxica contamina sua auto-estima, sua felicidade e a maneira como você se vê e vê o mundo. Os relacionamentos podem começar saudáveis, mas os sentimentos ruins, a história ruim ou as necessidades não atendidas a longo prazo podem prejudicar, poluir o relacionamento e mudar as pessoas nele.

Os relacionamentos tóxicos podem vir em todas as formas e tamanhos. Alguns são fáceis de identificar – você reconhece os sinais e termina. Outras vezes, um relacionamento tóxico pode crescer de  forma tão constante que, antes de perceber, você estará em um relacionamento que é prejudicial para sua saúde física e mental.

Ser consciente de que o relacionamento é tóxico é vital para se proteger. Estar em uma relação tóxica é manter sua mão pairando sobre o botão de autodestruição. Nem todos os relacionamentos são fáceis determinar, mas estar ciente dos sinais tornará mais fácil reivindicar sua independência e desenhar uma linha pesada em torno do que é permitido em sua vida.

1- Ele não apoia suas escolhas de vida ou metas

Ele diz que seus sonhos e metas são idiotas ou estúpidos ou que você nunca alcançará seus objetivos? Parece que ele quer ver você sempre para baixo e você sente que ele não quer ver você tendo sucesso; então ele tenta plantar uma semente em sua mente, insinuando que você vai falhar.

2- Ele tem ciúmes de você com seus amigos

Você quase não vê seus amigos e quando você faz, você sempre traz seu parceiro. Se isso parecer familiar, pode ser um sinal de aviso. O ciúme obsessivo é uma doença. É verdade que às vezes fazemos piadas sobre isso, mas quando as piadas se tornam sérias, é melhor fugir. Se o seu parceiro não confia em você, nunca haverá estabilidade. Você precisa entender que às vezes um relacionamento precisa de espaço para crescer.

3- Você fica ansiosa e pisando em ovos ao lado dele

Quando vocês passam muito tempo juntos, você se sente ansiosa e com vontade de ir embora porque a qualquer momento pode começar uma briga entre os dois. Na verdade, você fica pisando em ovos porque ele pode explodir por qualquer motivo. Provavelmente, essa é uma enorme bandeira vermelha de um relacionamento tóxico.

4- Ele te insulta

Há limites que, uma vez cruzados, não há como voltar atrás. Portanto, é melhor nunca cruzá-los. O seu parceiro repetidamente critica e insulta você?  Isso tornou-se uma situação comum? Você  não deve permitir que isso aconteça. Se você começar um relacionamento, configure regras para si mesma, como nunca insultar seu parceiro e nunca permitir ser insultada por ele. Se ele ultrapassar essa linha, tome uma atitude.

amor toxico

Insultos, ameaças, ciúme exagerado: esses sentimentos não são saudáveis num relacionamento. (Foto: Shutterstock)

5- Tudo é culpa sua

Na visão dele, você é a raiz de todo mal. Se alguma coisa der errado é sempre sua culpa. Ele nunca vai admitir que está errado. Ele está com ciúmes? Isso é sua culpa. Ele sente inseguro porque não ganha dinheiro suficiente? Ele vai culpar você por todas as inseguranças que ele tiver e a última coisa que ele fará é olhar para o seu próprio comportamento, porque isso significaria assumir a responsabilidade por sua vida e admitir o fracasso.

6- Ele sempre está ameaçando terminar com você

Esse é um movimento clássico. Seu parceiro pode ter o hábito de ameaçar romper com você quando as coisas ficam tensas ou difíceis. Isso pode parecer um jogo cruel que ninguém ganha. Sempre que ele está insatisfeito ou tem um problema, ele ameaça acabar  todo o relacionamento, sabendo que você vai implorar para que ele não vá embora. Esses tipos de homens se alimentam da carência e inconscientemente procuram mulheres a quem eles podem controlar.

7- Ele suspeita de você todo o tempo

Todo mundo merece algum nível de privacidade e em relacionamentos saudáveis, um deve confiar no outro. Se o seu parceiro quer ver constantemente seus recibos, contas de telefone, mensagens de texto, isso mostra um nível tóxico de controle. É humilhante. Você é uma adulta e não precisa de supervisão constante.

amor toxico

Privacidade e independência são importantes para os dois num relacionamento saudável. (Foto: Shutterstock)

8- É sempre sobre ele

Você também tem sentimentos, mas a outra pessoa não vai ouvi-los. Você não consegue conversar, ter uma conversa saudável porque sua opinião não é ouvida, considerada e respeitada. Em vez de reconhecer seus sentimentos, ele luta com você até ter a última palavra.

9- Ele se ressente quando você dá sinais de independência

O cara tóxico quer ter você dependente dele: talvez financeiramente, emocionalmente ou fisicamente. Ele vai detestar quando você puder cuidar de si mesma  e tentará manter seu controle sobre você, criticando suas tentativas de criar sua própria independência.

Dicas da sexóloga Cátia Damasceno, do site Mulheres bem Resolvidas.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!