TIM espaço mulher

Menu

Finanças

Aposentadoria feliz! Como planejar sua previdência privada para se livrar do sufoco

aposentadoria feliz

Se sempre foi muito importante planejar e pensar o futuro, ou seja, sua aposentadoria. Hoje em dia, então, pensar nisso desde cedo é quase uma obrigação – pelo menos para quem quer tranquilidade financeira, como já é feito em outros países.

Com as mudanças que estão sendo discutidas para o novo sistema de aposentadoria do governo ficará difícil, ou seja, quase impossível viver só com o valor aposentadoria. Mais um motivo para planejar desde cedo e garantir um complemento ao INSS.

A seguir, preparamos algumas dicas importantes para te ajudar nesse processo.

O que é Previdência Privada?

A previdência privada é um sistema de aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para que serve a Previdência Privada?

É um sistema que permite a qualquer pessoa investir um valor especifico mensalmente dos seus recursos por um certo período de tempo, visando garantir uma renda futura para si mesmo e ou sua família. Podendo ser um complemento de renda na aposentadoria.

O que diferencia o INSS da Previdência Privada?

O INSS é um sistema de aposentadoria controlado pelo setor público/governo que está passando por um momento de revisão do modelo. Já a Previdência Privada concentra-se ao setor privado.

As contribuições para previdência são feitas pela pessoa de forma livre e optativa pela pessoa.

Já o INSS é um valor obtido através da contribuição diretamente do salario mensal parte pela empresa e parte contribuinte.

Quem fiscaliza a Previdência Privada?

Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.

Como funciona a Previdência Privada?

Existem duas modalidades de planos de previdência abertos que são oferecidos por bancos, gestoras de fundos e seguradoras, que podem ser contratados pela pessoa física, e geralmente são oferecidos nas modalidades PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL  (Vida Gerador de Benefício Livre).

PGBL é uma modalidade de previdência que permite que você adie o pagamento do imposto de renda para o momento do resgate. É recomendada para quem faz a declaração completa do IR e contribui para a previdência oficial.

O VGBL é semelhante ao PGBL, a diferença básica está nos benefícios fiscais. Enquanto no PGBL se pode deduzir até 12% do renda tributável no ano, no VGBL não há esse benefício. Em compensação, no VGBL o investidor só é tributado sobre o ganho das aplicações financeiras quando for resgatar o plano, enquanto no PGBL o imposto de renda incide sobre o montante da aplicação.

É importante que procure um especialista para te auxiliar na escolha os bancos oferecem simuladores que te apresentam quais são os benéficos que você pode ter e quanto tempo você deve investir e qual valor e qual será sua renda complementar.

 

Timespacomulher-Assinatura-EdelcioFonseca

O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!