TIM espaço mulher

Menu

Receitas

Aprenda a preparar um hambúrguer Gourmet

O tradicionalíssimo hambúrguer ganhou ares gourmet! Com a profusão de foodtrucks, feiras de comidas moderninhas e uma infinidade de competições culinárias na TV, tá todo mundo inspirado e fazendo bonito nas ideias e apresentações. E com o hambúrguer não poderia ser diferente: dá pra montar um prato lindo e muito gostoso e não precisa ser uma chef profissional pra isso! O segredo é comprar bons ingredientes e inovar nos detalhes. Vamos aprender?

Hambúrguer Gourmet de Picanha com Sour Cream
(chef Caco Marinho)

INGREDIENTES
Hambúrguer
150g picanha
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto (moída na hora)
Alho a gosto

Sour cream
3 colheres de sopa cream cheese
1 colher de sopa creme de leite fresco
1 colher de sopa limão siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto (moída na hora)

Salada
Alface a gosto
3 colheres de sobremesa Azeite de oliva extravirgem
Limão siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto (moída na hora)

Montagem
2 fatias de pão
1 colher de sobremesa queijo Gruyere
1 colher de sobremesa queijo Emmental
1 colher de sobremesa queijo Gouda
Lombinho canadense
Cornichons (pepininhos em conserva)

shutterstock_339575105

PREPARO
Hambúrguer
Para a carne do burger, moa a picanha com pelo menos 20% de gordura. Misture a carne e a gordura com duas pedras de gelo e sal a gosto até que ela desenvolva liga. Depois, esmague o alho e deixo-o em pasta. Adicione a pasta de alho, a pimenta-do-reino e misture. Pese porções de 150g e modele em discos grossos, com diâmetro maior que o do pão, pois ele encolherá quando for à grelha.

Sour cream
Misture o cream cheese com o creme de leite, com o sumo do limão e com raspas da sua casca (sem a parte branca, que é amarga). Corrija o ponto do sal. Reserve.

Salada
Lave, seque e selecione a alface. Reserve. Emulsione 1 colher de sopa de sumo de limão, sal, pimenta-do-reino, 3 colheres de sopa de azeite de oliva e tempere a quantidade que quiser do alface.

Montagem
Rale os 3 queijos do fondue suíço e misture em partes iguais e reserve. Toste e doure 4 fatias finas de lombinho canadense numa frigideira, com manteiga. Reserve. Corte os cornichons em fatias finas. Reserve. Corte o pão e caramelize as faces internas para que os sucos do hambúrguer e os molhos não o encharquem. Grelhe os hambúrgueres em fogo forte para que fiquem dourados e crocantes por fora e bastante úmidos por dentro. Quando virar o lado do hambúrguer na grelha, cubra com os queijos por cima e abafe para que derreta. Monte o hambúrguer com os queijos sobre o pão, o lombinho sobre os queijos, 2 fatias do cornichon sobre o lombinho, 1 colher de sopa com o sour cream sobre o cornichon e o alface temperado sobre o sour cream.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!