TIM espaço mulher

Menu

Cabelos

Cabelos ressecados demais? O que pode ser e como tratar

cabelos ressecados
(Foto: Shutterstock)

Quando o assunto é cabelo as queixas principais são duas: ou o cabelo é muito oleoso ( que é mais fácil de controlar, basta lavar mais vezes o cabelo) ou cabelo é muito seco.
E é sobre os cabelos secos que nós vamos falar aqui, porque aí a coisa pode ser mais complicada.
A quantidade de oleosidade dos cabelos é determinada principalmente pela genética. Ou seja, há uma tendência pessoal de termos cabelos oleosos ou cabelos secos. No entanto, alguns fatores internos e externos também influenciam sobremaneira no aspecto dos cabelos.
Se os seus cabelos se tornarem, de repente, secos e quebradiços (diferente do que eles sempre foram) você deve conversar com seu dermatologista sobre o assunto. Algumas alterações hormonais, como hipotiroidismo, e anemias costumam deixar os cabelos secos e quebradiços.
Mas além das alterações internas, as agressões externas também danificam o fio, e tiram a sua lubrificação, maciez e brilho. As principais são as agressões químicas e/ou físicas.
Alguns tipos de shampoos, tinturas, agentes de alisamento, podem ter um efeito acumulativo que, ao longo dos meses ou anos, causam danos e alterações físicas no cabelo irreversíveis.
Vento, sol, piscina e agua do mar, cronicamente, também agridem e alteram o fio.
Portanto cabelos secos, apesar das características genéticas, podem piorar dependendo do seu estilo de vida.
Hoje existem excelentes produtos, com preços muito baratos, que ajudam a selar as cutículas, hidratar cabelos ressecados e facilitar o penteado. Não precisa gastar muito.

Dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!