TIM espaço mulher

Menu

Maternidade

Cólicas de bebês: O que é? Tem como evitar? Tem como aliviar? Pediatra responde tudo!

bebê com cólica
(Foto: Shutterstock)

Todo bebê vai ter cólica em maior ou menor intensidade. É uma evolução normal de infância causada pela distensão gasosa ou por contração acentuada da musculatura ou ambos!
A cólica costuma se iniciar após 11 dias do nascimento do bebê e costuma durar até o final do terceiro mês e início do quarto…

E aí fazer o que?
Vários são os tratamentos para diminuí-la. Particularmente, prefiro os mais naturais como massagens (shantala), bolsa de água quente, ou banhos; Porém existem muitas outras coisas que podemos fazer, tais como o uso de flora intestinal industrializada e medicações.

Muitas maēs me perguntam se sua alimentação causa mais cólica ou menos cólica. Concluo que a não ser que você saia muito da sua dieta, muito do que se escuta é mito! Você precisa comer mais 250g de chocolate preto puro para aumentar as cólicas do bebê, café a quantidade também é muito alta, feijão então nem se diga! Isso acontece porque se há o aumento em altas quantidades destes alimentos eleva uma substância chamada teobromina que aumenta as contrações do bebe. Aconselho a uma dieta balanceada e rica para que a mãe se mantenha saudável.

Em casos de cólicas severas podemos também retirar o leite de vaca da alimentação da mãe pensando de uma alergia cruzada a proteína do leite. Para fechar: cólica não é doença é evolução normal do beber e vai passar!!!

Médico pediatra, neonatologista e homeopata infantil. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!