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Treinos

Combata essas 5 desculpas para não treinar

Praticar exercícios com regularidade pode ser um desafio. É normal a gente começar no maior pique e, com o tempo, se desestimular. Não faltam motivos para pular um dia de exercícios. Pode parecer sem importância, mas quebrar a sequência dos treinos pode levar você a desistir, já que pode desanimar mais ainda, trazendo prejuízos à saúde e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida.

Veja as 5 desculpas mais comuns para não treinar e aprenda como evita-las!

1. Dizer que o tempo não está bom
Principalmente para quem pratica atividades ao ar livre, essa desculpa é muito comum. Ficar esperando o tempo melhorar pode fazer você perder a sequência do treino, prejudicando as suas metas. Mudar o horário dos treinos é uma boa dica para fugir dessa questão.

2. Falta de tempo
A falta de tempo é o grande mal da humanidade atualmente: ninguém tem tempo para nada. Mas saiba que não é preciso separar muito tempo para que as atividades físicas façam efeito, com 30 minutos de treinos por dia, você já garante muitos benefícios para a sua saúde.

shutterstock_2016472343. Dores musculares
É normal sentir dores musculares ao começar um exercício novo ou quando você aumenta a sua carga nos treinos. Se você está sentindo uma dor localizada, basta escolher outro grupo muscular para exercitar, poupando assim a musculatura dolorida. Se você está com medo de ter tido alguma lesão, vale procurar por ajuda profissional.

4. Falta de companhia
Muitas pessoas dizem que não praticam exercícios físicos porque não têm companhia de conhecidos durante o treino. Vale investir em treinos em grupo e focar no que você gosta de verdade, assim fica mais difícil desistir.

5. Detestar academia
Se você simplesmente nem pensa em praticar atividades só porque não gosta do ambiente da academia, lembre-se que este não é o único lugar em que pode praticar exercícios. É fácil encontrar grupos de atividades físicas em praias ou parques. Nesses grupos, é possível até encontrar orientação sobre atividades que reúnam três modalidades essenciais do treino: exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.

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