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Autoestima

Comece a semana relax! 3 respirações do yoga para aliviar a ansiedade e o stress

yoga respiração
(Foto: Shutterstock)

Existem muitas formas de se livrar da ansiedade e uma que é natural, gratuita e comprovadamente efetiva – até os cientistas se renderem a esse fato – é usar as  técnicas de respiração do Yoga. Com alguns minutos de dedicação diária, é possível acalmar a mente e as emoções, combatendo a ansiedade de forma eficiente. Ao se concentrar na respiração, você vai observar o fluxo de ar entrando e saindo, oxigenando seus tecidos e órgãos e preenchendo o corpo com energia vital, o que traz uma sensação de paz e bem-estar.

Selecionamos 3 exercícios de respiração que podem ser feitos diariamente por poucos minutos. Não deixe para realizá-los apenas quando se sentir ansiosa, o resultado é sentido com a prática constante. Com o tempo, você vai sentir a ansiedade diminuir naturalmente, dia após dia.

Respiração com ritmo

respiração 1

(Foto: Shutterstock)

Os ritmos respiratórios auxiliam na concentração e na expansão da capacidade pulmonar. Eles remetem a estados avançados de consciência trazendo sensações de bem-estar e conexão quando experimentados por alguns minutos.

Então, em um ritmo como o 1-2-3-0, utilizado para renovar as energias, você deve inspirar em um tempo que você escolher. Pode ser, por exemplo 4 segundos. Retenha o ar nos pulmões pelo dobro do tempo, ou seja, 8 segundos. E solte o ar no triplo desse tempo, 12 segundos. Esses números são apenas exemplos. Você pode fazer 5-10-15, 3-6-9, 6-12-18, de acordo com a sua capacidade pulmonar e desde que seja confortável para você. Lembre-se que o objetivo é sentir-se bem e confortável.

Faça por 5 a 10 minutos e observe seus efeitos.

Respiração abdominal

Respiração 2

(Foto: Shutterstock)

Esse Pranayama ajuda a relaxar profundamente. elimina o cansaço e a ansiedade em poucos instantes. Comece soltando todo o ar, encolhendo o abdômen. Ao inspirar projete o abdômen para fora e ao expirar recolha o abdômen. Repita dessa forma. Se preferir leve as mãos ao abdômen para acompanhar o movimento.

Comece com 5 a 10 minutos.

Nadi Shodhana Pranayama, a respiração alternada

Respiração3

(Foto: Shutterstock)

Coloque os dedos indicador e anelar da mão direita na raiz das sobrancelhas, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita com o dedo polegar e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões. Feche a narina esquerda com o dedo anelar e libere a narina direita retirando o polegar dela, exale por essa narina. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, obstruindo a direita com o polegar expirando pela esquerda. Faça novos ciclos inspirando pela mesma narina que expirou sempre, agora é a esquerda, troque para a direita, obstruindo a esquerda com o dedo anelar. Prossiga dessa maneira, inspirando sempre pela mesma narina que expirou, trocando a narina na expiração.

Faça novos ciclos por 5 ou 10 minutos.

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