TIM espaço mulher

Menu

Carreira

Cuidado com as redes sociais!! 3 gafes que podem custar seu emprego

carreira
(Foto: Shutterstock)

As redes sociais são a porta de saída de nossas intimidades e a porta de entrada de todos para nossas vidas. As pessoas, curiosas por natureza, se interessam em ver o que estamos fazendo, como pensamos, nosso posicionamento político, nossa prática religiosa e nossa opinião sobre os assuntos que estão na moda. A maioria das pessoas vasculham as redes sociais de seus conhecidos e muitos usam perfis “fake” para isso.
Quando eu digo que “as pessoas se interessam” eu incluo o seu chefe, o dono na empresa, o pessoal do RH, os selecionadores quando recebem seu currículo e, como são pessoas comuns, tiram conclusões a seu respeito pelo que veem e leem em suas redes sociais.
O que você acha de estar sendo cotado para uma promoção sem saber e na sexta-feira você postar, durante o expediente, várias brincadeiras sobre a alegria de ser o último dia de trabalho da semana? Pode também ser aquele post de domingo com cara de chateado por ter que trabalhar no dia seguinte. Creio que as pessoas que decidirão sobre sua promoção acharão que você é o cara perfeito para…………….ficar onde está!
Outras postam fotos que marcam fortemente a sua imagem pessoal e profissional. Falo das fotos sensuais ou provocativas e aquelas selfies com uma pilha de latas de cerveja. Há moças gostam daquelas fotos com pose de “tanajura” (ficam de lado, levemente de costas, colocam a mão no joelho, dão uma abaixadinha e arrebitam as nádegas) ou ainda os garotões que gostam das fotos de praia, sentados na cadeira e de pernas abertas. Alguns rapares acham que são mais viris com uma lata de cerveja na mão. Ora, é perfeito colocar pessoas assim para representar a empresa em seus clientes, não acham???
Outros adoram emitir opinião sobre política, religião, homofobia, feminismo, racismo e outros “ismos” modernos. Pensem na possibilidade de o selecionador pensar diferente de você. Ele colocará uma marca vermelha no seu currículo e, se tiver, outro candidato com as mesmas qualificações técnicas, fatalmente a marca vermelha deixará seu currículo em segundo lugar ou na lata de lixo.
Muitos ao lerem esse texto dirão: “Não é certo usarem as redes sociais para tais decisões. As redes sociais são espaço livre para eu mostrar para meus amigos o que estou fazendo!!!” Eu concordo com essa afirmação, mas preciso revelar uma coisa importante a essas pessoas: os líderes, os chefes, os donos de empresas e os selecionadores FAZEM isso todos os dias e consideram as redes sociais em suas decisões e, apesar de discordar, você não pode fazer nada quando for prejudicado por causa de sua liberdade de expressão. Recomendo, portanto, que todos tenham cuidado, bloqueiem as informações mais comprometedoras e as deixem apenas para amigos íntimos, evitem polêmicas e se preservem. Milhares de gerações viveram sem se expor em redes sociais, por que então essa geração não pode se adaptar e não atrapalhar sua própria vida profissional?
Sucesso!

Especialista em RH, pós graduado em gestão de negócios. É ex-diretor de RH do famoso hotel Maksoud Plaza.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!