TIM espaço mulher

Menu

Amor e Sexo

Ele perdeu o tesão? Saiba o que pode afetar o desejo sexual do seu parceiro

falta de desejo sexual
(Foto: Shutterstock)

A rotina, a convivência e a passagem dos anos podem causar uma diminuição do desejo sexual entre o casal e isso quase sempre abala o relacionamento. Se isso estiver acontecendo com você, não se sinta culpada! Essa situação é super comum. Estudos mostram, inclusive, que ela afeta cerca de 31% dos homens e 43% das mulheres no mundo!
Claro que quando é o marido que tem a disfunção sexual, a maioria das mulheres tende a interpretar como uma falta de desejo por elas, especificamente. Sentem-se indesejáveis, frustradas e, o que é pior, não amadas. A autoestima diminui e nesse ponto é elas que começam a evitar a relação sexual. Em vez de incentivar o parceiro, o problema piora e se aprofunda, e a vida sexual fica nula.
A terapeuta sexual Cátia Damasceno, criadora do projeto Mulheres Bem Resolvidas, fala aqui das principais causas e, na semana que vem, contará as dicas das soluções para esse problema!

PRINCIPAIS CAUSAS DA FALTA DE DESEJO SEXUAL

Depressão
A depressão altera todos os aspectos da vida do paciente. É normal que, quando se sentir deprimido, o homem experimente uma falta parcial ou total de apetite sexual. A diminuição da libido também pode ser um efeito colateral de alguns antidepressivos.

Baixos níveis de testosterona
A testosterona é um hormônio masculino muito importante. Nas mulheres também está presente, mas em quantidades menores. Nos homens, este hormônio é produzido principalmente nos testículos e é responsável pela construção de músculos, massa óssea e estimula a produção de esperma, além de influenciar o desejo sexual. Se o homem tem níveis baixos de testosterona pode ter uma deficiência. Isso é normal quando ele envelhece. Uma queda drástica pode influenciar a falta de apetite sexual.

homem sem desejo

A culpa não é sua e nem sempre da rotina: estresse, remédios, depressão e baixa autoestima podem levar o homem à perda da libido.
(Foto: Shutterstock)

Doenças crônicas
Quando a saúde é afetada pelos efeitos de uma doença crônica, é provável que o sexo não esteja mais na sua lista de prioridades. Certas doenças como o câncer podem diminuir a contagem de esperma. Isso ocorre porque o corpo se concentra na luta contra a doença.

Medicamentos
Existem certos medicamentos que podem diminuir os níveis de testosterona, por isso causam falta de apetite sexual. Entre aqueles que causam mais problemas a este respeito estão alguns medicamentos para a pressão arterial, antidepressivos, medicamentos contra a calvície e anticoagulantes.

Estresse
Quando o homem está muito estressado ou mesmo ansioso seu desejo sexual pode diminuir drasticamente. Isso ocorre porque o estresse altera o nível de seus hormônios e afeta a testosterona. Por outro lado, as artérias podem endurecer em tempos de estresse e se tornarem mais estreitas. Isso restringe a passagem do sangue, que causa disfunção erétil.

Crise entre o casal
Parece um pensamento lógico que um relacionamento ruim leva a uma falta de desejo. No entanto, é surpreendente o número de casais tentando cobrir um relacionamento ruim com o sexo. Esta solução está muito errada. A comunicação afetiva e sensorial é uma das bases do bom sexo. Se estou com raiva de você, não posso sentir vontade de lhe dar prazer. Os argumentos, maus tratos ou ressentimentos diários contribuem para matar o erotismo no casal.

Rotina
A pode acabar com a vida sexual de um casal. Na verdade, a rotina pode acabar com o prazer de qualquer atividade humana. Quando a relação sexual é realizada da mesma forma, com dias e horários definidos… É muito provável que as fantasias sexuais voem em busca da intensa adrenalina e do prazer associado ao sexo. Este é um dos pontos onde a infidelidade começa a infiltrar.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!