TIM espaço mulher

Menu

Lifestyle

Empoderada, Tatiana Bassi mostra que mulheres também mandam bem no churras!

Tatiana está à frente do restaurante desde 2013. [Divulgação: Templo da Carne Marcos Bassi]

Empreender numa área essencialmente masculina não foi uma tarefa fácil, mas Tatiana Bassi, 43 anos, abraçou a ideia e hoje é uma das pioneiras no mercado de carnes. Formada em Adminstração de Empresa e Marketing pela UCLA (Califórnia), Tatiana é filha de Marcos Bassi, o empresário que ficou conhecido nacionalmente como o  “O Artesão da Carne”.

Recentemente, Tatiana participou do programa Tempero de Família, com Rodrigo Hilbert, no Canal GNT [Divulgação: Templo da Carne Marcos Bassi]

Durante alguns anos, Tatiana acompanhou todos os passos do pai no Restaurante Templo da Carne, no bairro paulistano do Bexiga, a fim de conhecer a administração do estabelecimento, aprender a fazer os cortes de carne e a escolher as peças nas fazendas e frigoríficos, visando o padrão de qualidade. Após o falecimento do pai, no ano de 2013, Tatiana assumiu, junto com mãe Rosa Bassi e a irmã Fabiana Bassi, a gestão do restaurante e toda a rotina que o acompanhava, desde a área financeira à escolha dos produtos, marketing e outros.

Qual a dica que você dá para mulheres que estão empreendendo em um novo negócio?

Que se orientem, primeiramente, sobre todos os detalhes para empreender no que escolheram, para abrir uma empresa, para se dedicar a determinado trabalho, porque nem tudo que reluz é ouro. E também não é só porque você tem uma paixão grande “ah, vou atrás dos meus sonhos”. Eu acho que a gente tem que ir, sim, atrás dos nossos sonhos, mas não é a qualquer custo, porque às vezes esse sonho torna-se um pesadelo. Então quando a gente fala em business, negócios, a gente precisa ser muito racional. A emoção vem depois do racional. Então, para empreender em um novo negócio você precisa de muita dedicação e pés no chão. Não é simplesmente “vou atrás dos meus sonhos”. É preciso tomar cuidado, pois esse sonho pode tornar-se um pesadelo.

O que o Templo da Carne tem de diferente que outros restaurantes não têm?

O Templo da Carne tem exatamente a tradição, o conhecimento e o pioneirismo. E a gente não expandiu. Nós temos somente uma casa na qual tratamos como a nossa própria. Então, é um ambiente extremamente familiar. É como se estivéssemos recebendo as pessoas para um churrasco em casa. Tem um aconchego diferente das outras casas, porque aqui não é só número, aqui também tem muita história. Esse é o diferencial em relação aos outros.

Qual o segredo para uma carne saborosa?

O segredo de uma carne saborosa é totalmente o jeito que o boi foi criado, o que ele comeu, como ele pastou, como ele foi abatido, os cortes, como ele foi conservado até chegar à mesa do consumidor. Tudo é importante: o passo a passo, desde a cruza do animal até a alimentação dele com uma boa ração, e depois todo o percurso que teve até chegar à mesa do consumidor. A embalagem, a temperatura na hora de congelar… Cada passo é um detalhe importante para que a carne seja saborosa.

Existe uma demanda por mais mulheres como churrasqueira?

Com certeza. Hoje cada vez mais a mulherada tem se interessado por esse assunto, e eu agradeço a cada dia, porque  são visões diferentes. O homem vê de um jeito, a mulher vê de outro, e assim a gente vai trocando informações e experiências que só têm a enriquecer o ritual do churrasco, os restaurantes (que são churrascarias), os pecuaristas, as mulheres fazendeiras etc. Existe uma demanda de mulheres como churrasqueiras que só tende a aumentar, com certeza.

Qual sua maior motivação nos negócios?

A minha motivação é manter toda essa tradição, todo esse legado, que o meu pai fez, criou embaixo de muito trabalho, de muito conhecimento, muito estudo, muitas horas sem dormir, muito amor e muita paixão. Além de mostrar para todas as gerações a importância que ele teve nesse ramo. Minha maior motivação é ter a memória dele viva e fazer com que as pessoas conheçam um trabalho tão importante que ele desenvolveu nesse mercado de carne, porque infelizmente no Brasil as pessoas esquecem de onde vieram as informações. Tudo que é criado, não é que se copia, mas se transforma ao longo dos anos. E toda essa informação se perde ao longo do tempo. O Marcos Bassi foi o cara que abriu realmente todas as possibilidade de boutique de carne, de churrascada e restaurantes la carte servindo churrasco com categoria.

Divulgação: Templo da Carne Marcos Bassi

 

Entrevista Ping-Pong

 

Um tempero

Alecrim

Dica infalível na cozinha

Fazer tudo com amor, com vontade, porque a comida tem sentimento sim.

Um drink

Água

Filme que mudou sua vida

Comer, rezar, amar.

Uma saudade

Do meu pai, sem sombra de dúvidas.

Viagem inesquecível

Itália, Piemonte, Dolomitas onde é o meu refúgio quando eu saio de férias que eu sempre vou para o mesmo lugar pedalar, que é o que eu gosto, subir e descer montanhas.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!