TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Evite os problemas comuns do verão

No verão, doenças comuns da estação, como insolação, desidratação, intoxicação alimentar, e doenças de pele (micoses etc.) afetam adultos e crianças. Fique atenta para não transformar este período do ano em um momento desagradável e saiba mais sobre as doenças de verão e como evitá-las:

Desidratação
É importante lembrar que, no verão, as pessoas suam muito mais e, de modo geral, ingerem menos líquido do que o corpo precisa. Os principais sintomas da desidratação são: mal-estar e dor de cabeça. O consumo ideal para um adulto e de no mínimo 2 litros de água por dia, podendo utilizar sucos e chás. Refrigerantes não são indicados e cerveja também não, pois o álcool tem efeito diurético. Usar roupas leves também ajuda muito.

shutterstock_157771268Insolação
Muito comum nessa época do ano, a insolação é causada pela exposição excessiva ao sol. Os principais sintomas são: intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, a temperatura do corpo fica elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo pode levar a inconsciência. O ideal é evitar exposição excessiva ao sol, e quando for pegar um sol, usar protetor solar.

Intoxicação alimentar
Ingerir alimentos preparados de forma inadequada, sem higiene ou acondicionados em temperatura ou embalagens erradas, podem levar ao quadro de intoxicação alimentar. É importante lembrar que, mesmo sendo preparados de forma adequada, a exposição por longo período a temperaturas ambientes elevadas, também pode causar esse problema. A melhor maneira de se prevenir é preferir alimentos frescos e saudáveis, como: frutas, sucos, sanduíches naturais sem maionese. Além disso, é fundamental lavar bem as mãos e os alimentos.

Micoses
As micoses são causadas por fungos que gostam de ambientes úmidos. Com o verão, a pele tende a ficar mais úmida, pelo suor ou pela ida à praia, piscina, cachoeira. A doença pode aparecer nas virilhas, nos pés e nas unhas, iniciando-se sempre por uma pequena lesão vermelha, provocando escamação contínua da pele e coceira. Nesse caso, deve-se secar bem o corpo principalmente virilhas, pés e dobras do corpo e procurar um dermatologista.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!