TIM espaço mulher

Menu

NATAL

Falta um mês! Como escolher sua árvore de Natal

como escolher sua árvore
(Foto: Shutterstock)

Escolher a árvore certa, ou seja, a mais adequada em tamanho e forma para o ambiente que você tem, já é meio caminho andado para fazer uma decoração de Natal lindíssima.
Há alguns anos, o mais comum era usar árvores naturais. Acontece que as árvores de verdade sempre acabam morrendo, por maior que seja o balde com terra na base, porque as raízes são cortadas antes da venda. Para continuar vivendo, a planta teria que ter para baixo, de raiz, a mesma altura que ela tem para cima – o que é impossível de colocar dentro de casa.  Ou seja, todo Natal você acaba matando uma árvore.
Por isso, já faz algum tempo que as pessoas estão optando pelas árvores sintéticas. E o mercado acompanha essa tendência, oferecendo cópias perfeitas e lindas de pinheiros de todos os tipos e tamanhos. Além de serem reaproveitáveis – ou seja, você compra uma vez e pode usar todos os anos – eles têm a vantagem de podermos ajustar os galhos para ficarem na posição desejada (os naturais sempre pendem com o peso dos enfeites).
Bom, com tudo isso dito, agora é hora de contar a super especialista, a decoradora Cecília Dale, que dá todas as dicas para você escolher a árvore certa para sua casa (ou seu escritório).

Para salas amplas e com pé direito alto

Arvore grande

(Foto: Shutterstock)

Para encher o ambiente, a árvore tem que ter quase a altura do pé direito da sala, deixando espaço apenas para um enfeite no topo. Quando o espaço é grande, as árvores mais apropriadas são as de desenho tradicional, com a base bem larga. Escolha os modelos mais cheios, com o maior número de galhos e ramos (as pontinhas de cada galho), para não ficar com o efeito “transparente”, em que o interior da árvore fica aparecendo.

Para apartamentos do tipo loft ou com pé direito duplo

umbrella tree

(Foto: Pinterest)

Aqui o pé direito é alto, mas o espaço no chão geralmente restrito. Uma opção mais moderna e descolada é usar uma das árvores invertidas, chamadas de umbrela tree ou árvores guarda-chuva. Essa é uma novidade que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos. A base é estreita, mas você tem bastante espaço em cima para colocar muitos enfeites, deixando a decoração rica sem tomar o espaço dos móveis. Dá para encaixar o pinheiro entre dois sofás, por exemplo, ou no canto ao lado do aparador.

Para espaços pequenos

arvore sobre a mesa

(Foto: Pinterest)

Você quer uma árvore tradicional, mas o espaço é restrito? Procure uma do tipo slim, com a base mais magrinha, mas bem cheia de galhos do topo a base. Mais econômica, ela ocupa menos espaço e fica bem recheada gastando menos enfeites que a de base larga (full). Outra opção é usar uma árvore full menor e compensar a falta de altura montando-a sobre uma mesa baixa e cobrir com um “saia” ou encaixar uma base de árvore especialmente feita para esse fim. Este ano, teremos bases em forma sacos de presentes de Natal, outras em forma de cupcakes e outros doces.

Para a recepção do escritório

arvore escritorio

(Foto: Pinterest)

Se o espaço for razoável, acho que sempre vale investir em uma árvore de pé, que deixa o ambiente bem natalino. Mas se tudo que que você tem é um balcão ou aparador, pode apelar para as mini árvores. Algumas já vem com pinhas e outros pequenos enfeites montados. Para não ficar fora de proporção, a base do pinheiro não deve ultrapassar a largura do balcão. Já que a árvore tem que ser minimalista, vale trocar aquele quadro sem graça de todo dia por uma bela guirlanda na parede acima do aparador e completar a decoração sem ocupar muito espaço.

 

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!