TIM espaço mulher

Menu

Uncategorized

Família: porque as crianças precisam de rotina

A rotina é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois torna o ambiente familiar seguro e saudável, sem grandes surpresas no decorrer do dia ou da semana, isso garante tranquilidade e confiança para as crianças e evita que elas se sintam tão ansiosas. Veja porque as crianças precisam de rotina.

 1. Rotina torna os dias mais agradáveis

Estar sempre atrasado, sair sem tomar café da manhã, brigas e choros constantes, etc. Ter uma rotina pré estabelecida torna as crianças mais felizes, facilita a aprendizagem e evita que os dias sejam duros e cansativos. Mesmo quando algo dá errado no dia, ter uma rotina ajuda a lidar com os imprevistos do dia a dia.

2. Rotina evita stress

Com implementação de rotinas, as crianças estão mais propensa a ouvir, colaborar com as tarefas da casa, não chorar ou fazer birras desnecessárias. Ter uma rotina pré estabelecida evita longas batalhas para convencer as crianças a realizarem tarefas básicas como se vestir, escovar os dentes, tomar banho ou fazer lição de casa. Essas pequenas coisas que nos fazem perder o bom humor e podem elevar o stress de todos os moradores da casa.

menino emburrado

3. Rotina estimula autonomia

Ter uma rotina ajuda as crianças a serem independentes e seguras, pois elas sabem o que acontecerá todos os dias. Sair de casa sempre no mesmo horário, ter horário definido para a lição de casa, horário para refeições, horário de ir para a cama, horário para acordar, horário para o lazer, etc. Isso permite que a criança execute as tarefas por conta própria, sem a necessidade de supervisão em tempo integral.

4. Rotina desenvolve senso de organização

Ter uma rotina ajuda as crianças a aprender a dividir melhor o tempo e desenvolve senso de organização. Também ajuda na hora da diversão, pois com a presença da rotina também existe tempo livre, o que proporciona momentos de lazer e brincadeiras. Além disso, estabelecer uma rotina para a hora de brincar, incentiva as crianças a organizarem os brinquedos após o término da atividade e mantém a casa organizada.

5. Rotina ensina responsabilidade

Ter uma rotina também ensina as crianças a se tornarem mais responsáveis e, de acordo com a idade, elas podem ajudar nas tarefas da casa como colocar ou retirar a mesa, colocar a louça na lava louças ou lavar a louça, secar e guardar a louça, estender a roupa, etc. Isso ensina que se a criança não executar a sua tarefa, pode prejudicar no bom andamento das atividades da casa. O melhor é que após as tarefas serem concluídas, todos podem aproveitar o tempo juntos em família, porque ninguém foi deixado para trás limpando a cozinha ou cuidando da roupa.

6. Rotina estimula bons hábitos

A rotina faz parte da vida escolar, do trabalho e por isso é importante ter rotinas dentro de casa também. Ter uma rotina ensina as crianças a respeitar a autoridade dos pais, ensina hábitos saudáveis, ensina que a vida não gira em torno das crianças. As crianças são mais felizes sabendo o que esperar, e quando saem da rotina, como em um passeio ou uma viagem, torna isso uma coisa especial!

Conteúdo originalmente criado pelo blog Chega de Bagunça.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!