TIM espaço mulher

Saúde: cansaço pode ser problema na tireoide. Saiba mais

mulher cansada
Publicado em abril 5, 2017 pela Redação

Antigamente, era comum a mulher quando chegava aos aos 40 ou 50 anos e passava por uma série de transformações – filhos começavam a sair de casa, a menopausa chegava, marido se aposentava – e ela sentia sintomas, ouvia do médico um diagnóstico que parece até absurdo: o de dona de casa cansada.

Claro, isso foi há 40, 50 anos. Hoje, sabe-se que a principal causa desses sintomas, que são principalmente problemas para dormir, cansaço, inchaço, humor depressivo, ganho de peso, aumento da sensação de frio e peles e cabelos secos são causados pelo hipotireoidismo, a doença mais comum da tireoide.

Você sabe o que é a tireoide?

É uma glândula que tem a forma de borboleta e fica localizada na base do pescoço. Ela é responsável por controlar o metabolismo (maneira como seu corpo usa energia), através da liberação dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina), que regulam as principais funções do corpo, como a respiração, a temperatura corporal, o peso, a força muscular entre outras. Sua função é controlada pelo hormônio estimulante da tireoide (TSH), produzido na hipófise na base do cérebro.

O hipertireoidismo, por sua vez, é quando a glândula apresenta uma produção excessiva de hormônios, as causas podem ser medicações, bem como doenças autoimunes. Os sintomas mais comuns são ansiedade, hiperatividade, percepção de mais calor que frio, tremores, perda de peso e irritabilidade.

As doenças de tiroide têm um importante componente genético, então se há muitas pessoas na família e você mostra algum dos sintomas acima, pode ser que você também tenha alguma alteração hormonal. Geralmente os hormônios tiroidianos são pedidos em checkup médico de rotinas. Na avaliação da função tiroidiana dois exames são essências, o T4 livre (que representa a fração livre e metabolicamente ativa do T4) e o TSH. Pela sua avaliação conseguimos determina se a produção hormonal está adequada, insuficiente ou excessiva.

É importante cuidar de sua saúde para possa viver de maneira integral e plenamente, para desfrutar dos bons momentos com sua família, ter bom desempenho no trabalho e aproveitar seus momentos de lazer. Não deixe de consultar seu médico caso tenha a suspeita de doença na tireoide!

Timespacomulher-Assinatura-DrRenatoZilli

ÚLTIMAS NOTAS

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!