TIM espaço mulher

Menu

Comportamento

Guia de sobrevivência para mães que trabalham fora (e em casa)

garage sale

Ser mãe e trabalhar fora é como viver como uma equilibrista, tentando manter todas as bolas no ar, sem deixar nenhuma cair no chão. Tarefas domésticas, crianças, trânsito, trabalho, refeições, lição de casa, pilhas de roupas para lavar, etc. Isso pode nos deixar completamente exaustas ou malucas.
É impossível ser uma super mulher sem receber ajuda extra de babás, motoristas, faxineira, cozinheira, passadeira ou empregada doméstica, e sabemos que esse tipo de serviço não é acessível para a maioria, mas ainda assim muitas precisam trabalhar para ajudar no orçamento familiar.
E mesmo sabendo que não somos super mulheres, ainda precisamos servir o jantar, lavar roupa suja, manter a casa em ordem e manter a despensa abastecida.
Esse “Guia de sobrevivência para mães que trabalham” e desejam manter sua casa sempre organizada e funcionando vai ter salvar!

#1. Tenha uma rotina diária
Estabeleça uma rotina matinal para deixar a casa em ordem antes de sair para o trabalho e uma rotina noturna para quando voltar.
Rotina diurna: Limpeza rápida do banheiro (secar bancadas, aplicar um produto no vaso sanitário, tirar o lixo, estender toalhas); Arrumar camas; Colocar roupas na máquina de lavar.
Rotina noturna: Ajudar as crianças com a lição de casa; Dar banho nas crianças ou mandar as crianças para o banho; Deixar mochilas prontas e roupa separada para o dia seguinte; Limpeza rápida de um cômodo; Rotina da lavanderia (tirar/estender a roupa da máquina de lavar, dobrar, guardar); Preparar o jantar (enquanto as crianças assistem um desenho ou brincam); Servir o jantar; Colocar as crianças para dormir; Organizar a cozinha; Preparar para dormir, separar bolsa e roupa para o dia seguinte.

rotina mãe

#2. Lave roupa todos os dias
Mantenha uma rotina de lavanderia e coloque uma carga de roupa na máquina todas as manhãs. Isso pode te ajudar a manter essa tarefa sempre em dia. Você pode usar o temporizador da máquina e programar para que a máquina desligue próximo ao horário de você chegar em casa, assim você pode estender a roupa assim que a máquina desligar, evitando que a roupa fique amarrotada.

#3. Guarde as roupas secas imediatamente
Se você tem uma lava e seca, pode sair de casa e deixar a máquina executando o ciclo de lavar e secar. Quando voltar para casa, basta tirar a roupa da secadora, “passar com a mão”, dobrar e guardar a roupa no armário, dispensando o uso do ferro.
Outro truque para guardar as roupas sem precisar passar, é pendurá-las em cabides para secar no varal. Agindo dessa forma, as camisas e camisetas de tecido mais fino, moletons, roupas de ginástica, uniforme escolar e jeans secarão bem esticados, dispensando o uso do ferro de passar. Só passe as peças se for realmente necessário.

#4. Use serviços de entrega
Graças a tecnologia e aos smartphones que estão sempre à mão, é possível fazer suas compras de supermercado online e agendar a entrega para o período da noite ou fim de semana, além disso, existem empresas que entregam cesta com frutas, legumes e verduras frescas semanalmente. Você pode manter uma lista de compras padrão no seu supermercado online, entrar semanalmente e refazer o pedido. Leva menos de 5 minutos. Na hora da fome e da pressa, também já é possível dispensar a pizza e pedir comida saudável no conforto de casa.

delivery apps

#5. Limpe um cômodo por dia em 15 minutos
Tenha uma lista mestra e execute a limpeza de um cômodo da casa por dia, programe o timer e leve apenas 15 minutos nessa tarefa que consiste em: Colocar os objetos de volta ao lugar; Aspirar o chão; Tirar o pó.

#6. Faça uma blitz semanal na cozinha
Use um timer e durante 20 minutos faça uma “blitz” semanal na cozinha.
Limpe o fogão;
Limpe o microondas;
Limpe eletrodomésticos como torradeira, grill, etc;
Limpe as portas dos armários;
Limpe a geladeira e jogue a comida que está velha ou expirou fora;
Limpe a pia;
Varra o chão e passe um pano.

#7. Limpe o banheiro após o banho
Mantenha um kit de limpeza com produtos multiuso ou específicos para banheiro dentro do armário e aproveite para dar uma geral no banheiro antes ou após tomar banho. Você pode espirrar produtos específicos para limpeza de rejuntes, deixar agir e aproveitar a hora do banho para enxaguar o produto dentro da área do box. Manter sacos de lixo e panos de limpeza dentro do banheiro facilita a manutenção rápida.

#8. Destralhe a casa 2 vezes por ano
Depois que você consegue se livrar de toda a bagunça e tralha acumulada, a manutenção de se torna muito mais fácil. Para manter a casa sempre em ordem, faça uma destralha duas vezes ao ano.

 

garage sale

#9. Faça a manutenção periódica da casa
Muitas vezes é um desafio conseguir algum tempo para realizar o check list de manutenção e limpeza da casa. Mas isso é importante para que sua casa esteja funcionando perfeitamente e pode poupar tempo e dinheiro no futuro, uma vez que você está fazendo manutenções preventivas. Você pode usar duas estratégias.
Separar um fim de semana no inicio da primavera e outono para realizar o check list de manutenção;
Separar 30 minutos por semana para executar cada tarefa da lista (que tal no domingo?).

#10. Faça uma blitz e organize de uma vez
A técnica dos 15 minutos funciona para muitas coisas, exceto na hora da organização e descarte. Isso precisa ser feito de uma vez, caso contrário, você pode passar o resta da vida tentando organizar sua casa. Se você está no começo da sua jornada para se organizar, faça disso um evento e destralhe a casa de uma vez, separe um fim de semana ou feriado para isso. Quando você completar essa tarefa a manutenção e limpeza da casa se tornarão muito mais fácil e rápido.

#11. Peça ajuda
Todos os moradores da casa podem (e devem!) colaborar. Peça ajuda ao marido para supervisionar a lição de casa das crianças, banho, etc. Ele (eas crianças podem fazer também tarefas de acordo com a idade) coisas como lavar a louça,  passar aspirador na casa ou o próprio quarto, tirar o pó, tirar o lixo, arrumar a cama, colocar a roupa no cesto, estender a roupa no varal, dobrar a roupa seca, etc.

pai e filha lavando louça

#12. Crie um cardápio quinzenal
Criar um cardápio de refeição simples e que pode ser preparado rapidamente, pode te ajudar a ganhar tempo e você nunca será pega de surpresa. Isso ajuda a manter uma lista de compras coerente e você só compra o que é necessário para executar o cardápio, o que te ajuda a economizar no mercado.

#13. Mantenha algumas refeições congeladas
Tire algumas horas por mês e prepare pratos que podem ser congelados e descongelados rapidamente. Coisas como feijão, frango desfiado e carne moída vão super bem no freezer e você poder cozinhar porções dobradas, uma para consumir e outra para congelar. Na hora da pressa ou da emergência é possível preparar várias receitas com esses ingredientes básicos e você nunca será pego de surpresa.

#14. Lave enquanto cozinha
Mantenha o hábito de lavar a louça enquanto cozinha. Assim, no final do preparo da refeição a pia estará limpa e no final da refeição basta lavar alguns pratos, copos e talheres ou colocar tudo na máquina de lavar louça.

comida congelada

#15. Tire um tempo para você

Tire um tempo somente para você, sem crianças, afazeres domésticos ou trabalho. Sabemos que muitas vezes não funciona assim, mas que tal acordar mais cedo no domingo para dar uma volta no parque sem interferências e sem ninguém chamando pelo seu nome? Ou usar o intervalo de almoço para ir à manicure? Cuidar de você vai te fazer muito bem!

O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!