TIM espaço mulher

Menu

Receitas

Hoje é dia de nhoque da sorte e sem carne! Receita da Rita Lobo, vai perder?

Nhoque rita lobo
(Foto: Reprodução/Panelinha)

Diz a tradição que dia 29 é dia de comer nhoque e colocar uma nota (sim, dindin) debaixo do prato para atrair sorte e fortuna. E se você é do tipo que gosta de variar e não quer encarar o clássico nhoque de batata com molho bolonhesa todo mês tem que provar essa receita da super chef Rita Lobo, apresentadora do programa cozinha prática, do canal GNT. A massa é feita de mandioquinha e ele é finalizado na frigideira. O molho, bem italiano, manteiga e sálvia! Confira e boa sorte!

INGREDIENTES
1,5 kg de mandioquinha (batata-baroa)
2 gemas
1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 maço de sálvia
1 colher (sopa) de sal
farinha de trigo para polvilhar a bancada
MODO DE PREPARO
1. Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

2. Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal.

3. Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha – isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar – evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.

4. Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.

5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.

6. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.

7. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.

8. Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para perfumar. Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso – não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho.

9. Regue os nhoques dourados com o molho e as folhas de sálvia. Sirva a seguir.

AGILIZE A MARMITA!
Separe um pouco da massa de nhoque e prepare um delicioso bolinho de peixe salteado.

CONGELE O NHOQUE
Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!