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Melhore a sua digestão com 5 dicas fáceis

Sensação de inchaço, azia, gases e sonolência são sintomas muito comuns de má digestão e que podem estar atrapalhando o seu bem-estar, sua alimentação e seu objetivo de entrar em forma. Mas a solução é simples: basta tomar alguns cuidados básicos e evitar deslizes que esse tipo de problema vai ficar bem longe de você. Veja 5 dicas infalíveis para melhorar a sua digestão:

1. Coma devagar: ao comer rapidamente, cometemos dois erros cruciais – não mastigamos direito e não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo. É fundamental triturar bem os alimentos antes de engolir, para que as enzimas da digestão tenham tempo de agir, facilitando o trabalho do estômago e evitando que o órgão fique sobrecarregado – fator que deixaria a digestão mais lenta.

2. Manias na hora de comer: hábitos como comer deitado ou em qualquer posição que não seja ereta afeta diretamente a digestão. Outra mania comum é falar demais enquanto comemos – isso pode aumentar a ingestão de ar durante a refeição, favorecendo problemas relacionados a gases.

shutterstock_1332038633. Beber enquanto come: quando você bebe muito líquido enquanto come, o estômago enche mais, podendo causar mal estar devido ao maior tempo de digestão necessário para esvaziar o órgão. Evite principalmente os refrigerantes e bebidas com gás, que dilatam o estômago, fazendo com que você coma mais e prejudique o processo digestivo.

4. Ficar muito tempo sem comer: quando você fica muito tempo sem comer, o ácido gástrico produzido normalmente pelo estômago se acumula e pode voltar, causando refluxo, irritando o final do esôfago e causando a azia. Evite!

5. Faça exercícios na hora certa: é fundamental esperar a digestão completa da refeição – que leva cerca de duas horas – para treinar, pois, do contrário, nenhuma atividade será bem realizada. O fluxo sanguíneo vai todo para o estômago após a refeição e, por isso, é normal sentirmos preguiça, cansaço ou dificuldade de concentração logo após comer.

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