TIM espaço mulher

Menu

Beleza

Mito ou verdade: saiba tudo sobre a sua pele

Quer descobrir se seus hábitos de beleza realmente funcionam? As médicas Thaís e Tatiana Jerez, dermatologistas da Clínica Jerez e membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nos ajudaram a preparar um guia com os principais mitos e verdades na rotina de beleza de pele das mulheres. Descubra o que é lenda ou realidade e deixe de lado aqueles que podem prejudicar a sua saúde!

– Não preciso usar filtro solar em ambientes fechados.
MITO. A luz visível dos computadores e das lâmpadas fluorescentes até pode danificar a pele de forma bem menos agressiva do que a radiação ultravioleta do sol. Mas, ainda assim, ao longo dos anos, esses pequenos danos também trarão prejuízos à pele, especialmente para pessoas que trabalham muitas horas em ambientes fechados, como escritórios.

Nesses casos, a recomendação da Dra. Tatiana é o uso de protetores solares com cor de base. “A cor de base destes filtros tem partículas capazes de refletir a luz visível, impedindo a ação danosa sobre a pele. Já os protetores comuns, brancos, não contam com essa propriedade”, ressalta.

– Só preciso usar cremes anti-idade após surgirem os primeiros sinais.
MITO. Hoje, a medicina e a ciência apostam cada vez mais na prevenção. Por isso, a Dra. Thaís incentiva que o uso desses produtos seja iniciado até os 30 anos. “Antes disso, os cuidados podem ser restritos ao uso de um bom protetor solar”, completa.

– Cremes e produtos tópicos melhoram o aspecto da celulite.
MAIS OU MENOS. Alguns produtos possuem agentes como a cafeína, que estimulam a circulação sanguínea e realmente ajudam a melhorar o aspecto casca de laranja. No entanto, é importante lembrar que inúmeros fatores influenciam no aparecimento das celulites, como uma alimentação rica em sódio, sedentarismo, gordura localizada e hormônios. Assim, um tratamento baseado unicamente no uso de cremes, sem associação a hábitos saudáveis e exercícios físicos, provavelmente terá pouquíssimos efeitos.

– O sol ajuda a melhorar a acne.
MITO. Quando exposta ao sol, uma pele com acne inflamatória pode piorar significativamente, deixando manchas escuras nos locais das lesões. A melhor opção é sempre buscar tratamentos específicos, prescritos por um dermatologista.

shutterstock_121114489

– Maquiagens com FPS a partir de 30 podem substituir os filtros solares.
VERDADE. Hoje, existem no mercado inúmeras opções de bases, pós-compactos e BB Creams com fatores de proteção adequados (FPS a partir de 30) e que permitem uma maquiagem com proteção confiável.

– A fronha do travesseiro provoca danos à pele.
VERDADE. Fronhas de tecidos ásperos ou muito texturizados podem machucar a pele. Da mesma forma, o uso de produtos em excesso durante a lavagem, sem o enxague adequado, podem causar reações alérgicas.

– Lavar o rosto várias vezes ao dia diminui a oleosidade da pele.
MITO. Lavar o rosto mais de duas vezes ao dia pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele, é o que explica a Dra. Tatiana. “Quando o manto lipídico é frequentemente removido, a produção de sebo se torna maior, desencadeando um efeito rebote”.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!