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Música: sua principal aliada para um treino

Incentivo para se exercitar nunca é demais. E não é de hoje que sabemos que a música proporciona grande estímulo para quem treina (ou simplesmente para quem está com aquela preguicinha de ir para a academia). Não é difícil comprovar esse fato: basta acompanhar uma aula de ginástica para perceber que os alunos, mesmo os que não tem muito ritmo, se envolvem com as batidas da música e seguem as aulas com muita animação. É como se eles esquecem do grau de esforço e simplesmente se entregassem à forte motivação que só uma boa música é capaz de dar.

Pesquisadores afirmam que a música age como um concorrente da dor, distraindo o atleta e tirando sua atenção, regulando a sensação dolorosa de músculos cansados. Além disso, no aspecto emocional, os especialistas afirmam que músicas com vibrações mais lentas tem efeito relaxante, assim como, as mais rápidas, tem efeito de intensa estimulação neural.
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Mas o dado mais interessante de todos vem de uma pesquisa do ano de 2013, da Brunel University, de Londres: o rendimento dos atletas melhora cerca de 15% quando eles treinam ouvindo música. Para pessoas muito bem treinadas, o resultado é bem expressivo. Talvez indivíduos menos condicionados possam se beneficiar ainda mais, exatamente por terem mais potencial para evoluir. Outra descoberta muito importante: a concentração de ácido lático durante o teste também foi mais baixa para o grupo que correu utilizando música. Menos ácido lático representa melhora do funcionamento do sistema aeróbio, comprovando efeito positivo da música. Quer incentivo maior que esse?

A ideia é que a música acompanhe você em todas as etapas do exercício, então prepare seu playlist:

shutterstock_74824282– Para sair da preguiça e ir logo para a academia: prefira músicas “motivacionais”, que te deixem feliz e bem desperto. Temas animados e divertidos, que falem de superação podem servir bem para esse momento.

– Para o treino em si: se exercitar ouvindo a trilha sonora do seu filme favorito pode ser uma boa forma de melhorar o rendimento e manter a constância do exercício. Além de melodias e vocais impactantes, este tipo de música remete a uma história ou ambiente específico, despertando boas memórias. E nada melhorar do que associar o seu exercício a uma excelente memória, não? Vai funcionar como um incentivo extra para você fortalecer o hábito de treinar.

– Para o alongamento/relaxamento pós-treino: agora você pode colocar músicas mais suaves, batidas mais lentas, tudo que te ajude a marcar o momento mais tranquilo.

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