TIM espaço mulher

Menu

Lifestyle

Outubro Rosa destaca ações de prevenção ao câncer de mama

Foto: Shutterstock

O mês de outubro é dedicado ao movimento Outubro Rosa, e todo o Brasil apoia a campanha vestindo as cores da iniciativa através de ações de conscientização junto à sociedade. No Brasil, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres, principalmente pelo medo e falta de informação.

É importante destacar que a faixa etária entre 50 e 69 anos deve realizar, a cada dois anos, a mamografia. O exame, quando realizado precocemente, é o mais indicado para identificar a doença e obter mais chances de sucesso no tratamento.

Alguns fatores de risco também pedem uma cautela maior por parte das mulheres, entre eles: primeira menstruação antes dos 12 anos de idade, obesidade após a menopausa, sedentarismo, ausência de filhos, gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, reposição hormonal por mais de cinco anos e histórico familiar de câncer de ovário e de mama.

As estratégias de detecção precoce incluem ainda a avaliação de alguns sintomas que podem estar presentes em mulheres diagnosticadas com câncer. Confira algumas delas:

– presença de nódulos nos seios, em geral indolor;

– pele da mama com aspecto avermelhado e com textura de casca de laranja;

– alterações nos mamilos;

– pequenos nódulos abaixo do pescoço e nas axilas;

– presença de líquido anormal nas mamas.

A mamografia é o exame mais indicado para o tratamento da doença, mas outros exames colaboram para detectar alterações na mama, entre eles o exame clínico das mamas, ultrassonografia e ressonância nuclear magnética. No entanto, apenas a biópsia pode confirmar a presença do câncer de mama.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!