TIM espaço mulher

Alimentos para turbinar seu cérebro e melhorar sua memória

brain food
Publicado em fevereiro 27, 2017 pela Redação

Nossa alimentação tem grande influência na maneira como o cérebro funciona. A ingestão dos alimentos certos, além de dar disposição e energia, melhora a memória e o raciocínio.

Veja alguns alimentos que ajudam a ativar o seu cérebro:

Ostras – alimento muito rico em ômega 3, colesterol e vitamina B12! Pode ter tido papel no desenvolvimento do cérebro humano na região do litorânea do leste da África onde habitaram nossos primeiros ancestrais num período crucial da evolução humana.

Nozes, amêndoas e afins (“nuts”)… – estiveram sob críticas negativas devido ao seu alto valor calórico, mas agora isso se descobriu inválido e seus benefícios nutricionais (em especial para o cérebro), têm sido cada vez mais exaltados. Importante fonte de minerais como o ferro, o manganês e o selênio e de vitamina E. Além disso, são importante fonte de proteínas. Outro fator importante, esses alimentos são ricos em gordura poliinsaturada, que ajuda inclusive a reequilibrar o perfil de colesterol do organismo.

Folhas verdes – importante fonte de fibras, ácido fólico e de vitamina K, C e A. Azeite de oliva e alho pode servir de tempero para quem não aprecia esse tipo de alimento. Vale lembrar que os vegetarianos freqüentemente apresentam carências nutricionais que devem ser monitoradas e suplementadas.

A dieta do mediterrâneo – frutos do mar, grãos, nozes e até pequenas quantidades de vinho tinto parece ser a dieta que engloba os alimentos supracitados e a que mais se aproxima de um estilo de vida saudável nos dias atuais, até do ponto de vista circulatório e de longevidade.

De qualquer forma, independente do tipo da dieta ou dos alimentos supracitados, eu sempre gosto de ressaltar que a dieta saudável, não apenas para o cérebro, é aquela que mais se aproxima do que ingeriam os nossos antepassados. Vale a reflexão de procurar comer as coisas que os nossos bisavós reconheceriam como alimentos, ao invés da explosão de alimentos industrializados dos tempos modernos.

Timespacomulher-Assinatura-DrPauloCamiz

ÚLTIMAS NOTAS

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!