TIM espaço mulher

Menu

Arte & Cultura

Psicólogo indica 11 livros para você se conhecer melhor

livros auto ajuda
(Fotos: Reprodução)

Todos nós passamos por inúmeras mudanças ao longo da vida, altos e baixo emocionais, dificuldades financeiras, dificuldades no relacionamento, etc… muitas vezes nos sentimos perdidos, sem saber o porque isso acontece, sem saber para onde ir e como podemos resolver isso?
Uma das saídas é começar a se entender um pouco melhor como funciona a menta humana, entender o porque nossas ações nos levam a caminhos diferentes do que desejamos. Que tal começarmos a ler um pouco para entender melhor o que acontece?
Separamos, com a ajuda do nosso colunista, o psicólogo Yuri Bursin, 11 livros

1- Rápido e Devagar: Duas formas de pensar – Daniel Kahneman
O autor, ganhador do Nobel em economia, apresenta como o pensamento funciona de duas maneiras Rápido e Devagar, pautado em diversas pesquisas o livro é muito interessante para entender melhor formas de pensar.

2- A linguagem das emoções – Paul Ekman
Um dos mais consagradas autores sobre expressões faciais e emoções, discute neste livro sobre as emoções básicas e como elas se manifestam em nosso cotidiano principalmente no nosso rosto. Ótimo livro para quem quer entender e ler melhor as pessoas. O autor tem diversos livros sobre emoções, entretanto a maioria ainda está em inglês.

3- Ciência e comportamento Humano – B.F. Skinner
Um livro clássico para quem quer entender sobre os padrões do comportamento humano, um dos autores mais consagrados e criador do Behaviorismo Radical. O autor se propõe a entender os comportamentos humanos a partir das relações filogenéticas, ambiente e história de vida dos sujeitos.

4- Totem e Tabu – Sigmund Freud
Sigmund Freud, um outro autor muito consagrado para entender a mente humana, criador da psicanalise, o autor neste livro faz uma incrível reflexão sobre a origem da civilização. Outros livros de Freud podem ajudar muito a entender melhor a mente humana.

5- A vida que vale a pena ser vivida – Clovis de Barros Filho e André Merucci
Uma ótima leitura, bem tranquila e leve sobre a necessidade de um sentido para nossas vidas.

6- Em busca de Sentido – Viktor Frankl
Seguindo a mesma linha, fala muito sobre a busca de um sentido para a vida, Viktor Frankl faz sua obra contando sua própria experiência em um campo de concentração nazista durante a segunda guerra. Neste livro, ele relata diversas conversas e experiências.

7- Nunca desista dos seus sonhos – Augusto Cury
O livro aborda o tema do quão importante é você ter seus sonhos e ir em busca deles, uma vez que abrir mão deles é abrir mão das suas felicidades.

8- Por que fazemos o que fazemos? Mario Sergio Cortella
O autor retrata muito bem nossas questões de porque temos dificuldades de fazer algumas coisas e quais são nossos objetivos.

9- MINDSET a nova psicologia do sucesso – Carol Dweck
Ótimo livro para explorarmos nosso potencial, a autora mostra como podemos ter sucesso a partir de como lidamos com nossos objetivos.

10- O poder do hábito – Charles Duhigg
O autor defende o quanto os hábitos são importantes na nossa vida e como eles podem levar você mais longe. Como lidar com eles e como criar novos hábitos saudáveis.

11- O segredo da mente milionária – Harv T. Eker
Um ótimo livro que retrata alguns comportamentos que nos sabotamos para pode ganhar dinheiro, nossas dificuldades cotidianas e resistências culturais impostas.

Que tal agora começar a ler alguns destes livros e começar novas mudanças?

Diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME). Mestre e doutorando em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!