TIM espaço mulher

Menu

Família

Qual o melhor esporte para as crianças?

esportes crianças
(Foto: Shutterstock)

Não se deve determinar o esporte que crianças devam praticar por sua aptidão física. Muitas vezes crianças e adolescentes com alta estatura são encorajados a praticarem vôlei ou basquete, contra a vontade do mesmo.

Até os 10 anos, o indivíduo não deve selecionar um esporte ideal – deve praticar várias modalidades, para desenvolver aptidões diferentes. Vale lembrar que muito antes de ser uma competição, o esporte ensina nos primeiros anos as noções de respeito, regras, hierarquia, e saber perder ou ganhar. Além disso estimula a vida saudável e coordenação motora, isso tanto para esportes em grupo quanto individuais.

Essa imposição por um determinado tipo de esporte dos pais pode criar uma recusa por um longo período. Como escolher a atividade física? Deve ser prazerosa e estimulante para proporcionar grande adesão.

Não existe esporte mais completo, como por exemplo a natação; qualquer atividade pode ser adequada ou inadequada. A musculação é muito praticada por adolescentes que visam melhora da forma corporal; porém é interessante associar com exercícios aeróbicos. Esportes radicais podem ser praticados, basta respeitar os preceitos de segurança (e tem grande adesão por parte dos adolescentes). Há exceções: esportes como alpinismo, canoagem e esportes a motor devem ser desencorajados nas crianças devido à imaturidade emocional.

O esporte recreativo deve ter a frequência de 3 vezes por semana, a intensidade de no mínimo 120 passos/min e continuidade por toda a vida. Não se assuste: lesões nos músculos e tendões podem ocorrer e até mesmo ser mais frequentes devido a eles se encontrarem em fase de mudança. Encoraje sempre seu filho ao esporte, mas nunca deixe de respeitar a modalidade que ele escolheu, afinal nada melhor do que fazer algo que nos traga prazer e felicidade.

Ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), médico do esporte, triatleta amador e nutrólogo pela ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!