TIM espaço mulher

Menu

Dicas Esportivas

Sapateado: opção para quem não quer malhar

Se você se arrepia toda só de pensar em ir para a academia todos os dias, mas precisa urgentemente praticar alguma atividade física, não se desespere. Existem muitas opções para você que não se parecem em nada com o clima de vários aparelhos e gente levantando peso que você vê nas academias. O sapateado, por exemplo, é uma maneira muito eficaz de entrar em forma, pois em uma hora de aula gasta-se, em média, 400 calorias, mesma quantidade perdida em uma sessão de ginástica localizada, por exemplo. Veja os benefícios e matricule-se já!

Condicionamento e fortalecimento
O sapateado, quando praticado com frequência mínima de três vezes por semana, é um exercício que condiciona fisicamente o aluno. A modalidade ainda aumenta a capacidade cardiovascular, fortalece as articulações e trabalha as pernas e o abdômen.

shutterstock_138538559Melhora na coordenação motora e rítmica
Uma aula de sapateado começa com alongamento. Depois, passa-se para a parte de conhecimentos técnicos, onde os alunos aprendem a executar os passos, que podem ser realizados com a ponta dos pés, os calcanhares, os sapatos batendo um no outro. Em seguida, são realizados exercícios de coordenação motora e rítmica, que ajudam a dançarina a melhorar essa parte e finalmente fazer música com os próprios movimentos. Confiança e capacidade de tomar decisões rápidas são algumas das características trabalhadas não só pelo sapateado, como pela maioria dos tipos de dança.

Quem pode praticar?
Qualquer pessoa! Não é preciso ter idade, sexo ou tipo físico específicos. Quem se dedica bastante à atividade costuma sentir as evoluções de uma aula para outra. Para quem quer começar, é importante fazer uma avaliação ortopédica porque, no caso de alguma lesão já existir, a dança pode piorá-la. Na hora de escolher a escola é preciso ficar atenta especialmente ao chão da sala, que deve ser de madeira, material que diminui o impacto do corpo com o solo. Pedir para fazer uma aula experimental, com um sapato emprestado, é uma boa ideia.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!