TIM espaço mulher

Menu

Maternidade

Socorro, meu bebê não dorme! Pediatra explica o que atrapalha o sono das crianças

bebe dormindo
(Foto: Shutterstock)

Seu filho não consegue dormir? Ou é você que não deixa que ele durma? Para começar você deve fazer essa pergunta a você mesma!!!

O bebê aprende por repetição de costume, isto é, se você apresenta uma situação, e a repete várias vezes, ele aprende que esta situação é a correta!

Vamos tomar por exemplo um bebê de 10 meses que não dorme e acorda quatro vezes a noite:

Esse bebê já come papas e frutas e tem suas mamadas garantidas durante o dia. Afastadas todas as questões clínicas possíveis pelo pediatra (refluxo, rinite, apneia do sono, etc ), sobra a questão comportamental a ser trabalhada apesar de ser um assunto muito extenso vamos nos focar em três regras básicas:

1 O bebê dorme e acorda no mesmo lugar 
Como você se sentiria se pegasse um avião para Nova Iorque e acordasse em Cabul ? A criança não deve ser adormecida ao colo ou mamando, e sim levada ao berço acordada aonde ela vai aprender a dormir. Isso é de extrema importância, pois para criança é importante dormir e acordar no mesmo lugar; Sobre hipótese nenhuma devemos leva-lo para nossa cama se quisermos que ele aprenda qual é o lugar dele dormir!

2 Nem tudo é fome!!!
A criança que acorda várias vezes à noite para mamar, nem sempre está com fome, acorda e mama porque aprendeu que é assim que é, por pura repetição de comportamento. Para quebrar esse ciclo devemos ensina-la A dormir sem mamar no meio da noite.

3 O choro nem sempre significa dor ou trauma 
A criança chora porque quer algo, isso não significa que ela deva obter. Uma criança que chora de hora em hora para dormir deve ter seu comportamento mudado, isto é, os pais devem aprender a suportar o choro e a lidar com ele; No decorrer da vida seu filho vai chorar por milhões de coisas, nem todas justas ou corretas. Você não deve atender a tudo o que seu filho quer a hora que ele quer!

Essas dicas são genéricas, cada caso é um caso, e o assunto é extenso, porém começando por elas, talvez você consiga ter uma noite de sono melhor e possibilitar para o seu filho um dormir mais tranquilizador e com mais qualidade, boa noite e bom sono!!!

Médico pediatra, neonatologista e homeopata infantil. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!