TIM espaço mulher

Menu

Receitas TV

Vai de bacalhau na Páscoa? Então siga essa receita da Rita Lobo que não tem erro!

bacalhoada rita lobo
(Foto: Reprodução/Panelinha)

Tão tradicional quanto os ovos de chocolate, o bacalhau ou a bacalhoada é o prato escolhido pela maioria das famílias para o almoço de Páscoa. E se você nunca se arriscou e vai estrear esse ano no prato, nada melhor do seguir as dicas da melhor.

Essa receita é da chef Rita Lobo, do site Panelinha e do programa Cozinha Prática, do GNT.

Confirma o passo a passo e bom apetite!

INGREDIENTES
1,6 kg de lombo de bacalhau em postas (6 postas)
4 batatas asterix (ou baraka)
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
2 xícaras (chá) de tomate-cereja
2 cebolas
2 cabeças de alho
1 xícara (chá) de azeitonas verdes
1 ½ xícara (chá) de azeite
3 ramos de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira – troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.
No dia do preparo, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.
Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total você vai ter 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro, as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas mas ainda firmes – espete com um garfo para verificar.
Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.
Regue o fundo de uma assadeira grande de 40 cm x 35 cm com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras). Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.
Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva a seguir com o molho de azeite e ovos.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!