Falta pouco para o início do verão e a procura por academias e dietas cresce. A busca por resultados rápidos fez voltar à moda uma prática antiga, o jejum. Mas não por motivos religiosos ou espirituais, mas pela redução de peso. Nomes como Sabrina Sato, Juliana Paes, Deborah Secco e Jennifer Aniston já assumiram que são adeptas da dieta.
A atriz Jennifer Aniston, de 50 anos, que viveu durante muito tempo a personagem Rachel Green, da série norte-americana “Friends”, contou em entrevista à revista Radio Times ser adepta do protocolo 16:8. “Faço jejum intermitente, portanto sem comida pela manhã. Notei uma grande diferença em ficar sem alimentos sólidos por 16 horas”, afirmou a atriz.
E o jejum intermitente emagrece? Ouvimos a opinião de um dos especialistas da Sociedade Brasileira de Nutrição (SBAN) para esclarecer mais sobre o assunto.
Jejum na história
O jejum é uma prática milenar adotada por diversas religiões. No cristianismo, é realizado durante a quaresma, em razão da comemoração de Páscoa. O jejum também é praticado no Budismo, Hinduísmo e outras. No Islamismo, é tradição durante o Ramadã (nome do nono mês no calendário islâmico), em que são praticadas de 9 a 12 horas de jejum pelos muçulmanos.
O que é?
O jejum intermitente caracteriza-se pela privação de alimentos durante algumas horas do dia e outro período com o consumo habitual de alimentos. Existem diversos protocolos de jejum, porém entre os mais conhecidos estão:
– Sistema Leangains ou protocolo 16:8: é necessário ficar 16 horas sem comer e se alimentar nas oito horas seguintes. O horário de sono também pode ser contabilizado.
– Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma): o protocolo recomenda um jejum de 24 horas. O mais frequente é adotá-lo duas vezes por semana.
– Dieta 5:2: método em que a pessoa fica dois dias seguindo ingerindo 500 calorias e nos outros dias pode comer normalmente.
Jejum emagrece?
Conversamos com uma das especialistas da Sociedade Brasileira de Nutrição (SBAN), a doutora e mestre pela Faculdade de Medicina da USP, Lara Natacci, que também é especialista em comportamento alimentar. Ela explica que dieta restritiva não muda o comportamento. O mais indicado é mudar os hábitos e observar aspectos importantes como a forma de se alimentar, as horas de sono, a prática de atividade física, a hidratação e o controle do estresse.
“O único benefício que eu vejo no jejum é a restrição calórica, mas é muito complicado alguém manter esse padrão alimentar”, disse a nutricionista.
De acordo com a especialista, os estudos que avaliam a eficácia do jejum intermitente chegaram à conclusão de que os benefícios são muito semelhantes a qualquer restrição calórica. A curto prazo traz resultados, mas não se sustenta durante muito tempo. Para Lara Natacci, os resultados são sempre melhores quando há mudança comportamental.
Grupos de apoio
Redes sociais como o Facebook estão repletas de grupos que adotam e defendem a prática do jejum como estratégia de emagrecimento. O grupo “Jejum Intermitente, Low Carb Antes e Depois” tem mais de 70 mil membros. A operadora de caixa, Taisa Almeida, de 27 anos, é uma das participantes do grupo.
Taisa conta que já perdeu 12 quilos em 3 meses. Ela explica que não buscou orientação, mas diversifica o protocolo de jejum aliado a uma dieta low carb (o consumo de carboidratos é reduzido e prioriza-se a ingestão de proteínas e gorduras boas). “No começo senti muita dor de cabeça, enjoo. Eu faço vários protocolos. Comecei com o de 16 horas, fiz de 18 horas, de 20 e até de 24 horas”.
Ela conta também que já teve compulsão alimentar e que aprendeu a controlar o problema com o jejum. “Você acaba sentindo muita sede. Aí consegue diferenciar o que é fome e o que é vontade de beber água e começa a ter controle sobre o seu corpo”.
Jejum intermitente faz mal?
É importante lembrar que cada indivíduo possui a chamada individualidade bioquímica e muitas dietas da moda não atendem às especificidades de cada organismo. Por isso, é fundamental consultar um médico. Algumas pessoas têm problemas de hipoglicemia, por exemplo. A baixa concentração de glicose no sangue pode afetar pessoas portadoras
de diabetes e outros indivíduos que não possuem o problema. A dieta também possui algumas contraindicações, entre elas, a possibilidade de aumentar o efeito sanfona quando o indivíduo volta à alimentação normal e a perda de mais massa magra do que gordura.
Em qualquer um dos protocolos praticados acima, é fundamental buscar a opinião de um médico e nutricionista. Somente eles poderão indicar quaisquer um dos procedimentos sem prejuízos à saúde.
Aproveite por 7 DIAS GRÁTIS e após só R$ 4,19/semana.
Insira o número do seu celular
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· E receba dicas que toda mulher precisa saber!
Insira o número do PINCODE
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· Receba dicas que toda mulher precisa saber!
Como adquirir o serviço?
Basta enviar do telefone a palavra MULHER para o numero 8111, ou acessar o portal www.timespacomulher.com.br do seu computador, tablet ou diretamente do seu celular. No primeiro acesso ao portal web, você devera se registrar e em seguida receberá uma senha via SMS para acessar o portal.
Como faço para cancelar o serviço?
Basta enviar, do número assinado no serviço, a palavra SAIR para o numero 8111.
Como funciona o período de utilização gratuita do TIM Espaço Mulher?
O usuário que assinar o serviço terá 7 dias grátis para testar o serviço. Esta gratuidade só poderá ser usada uma vez por usuário (Numero TIM). Ao optar por experimentar, o usuário estará concordando em assinar o serviço, sendo automaticamente debitado na semana seguinte, salvo se o usuário desistir e cancelar a assinatura dentro do prazo de experimentação.
De onde posso acessar o portal web?
O portal web do TIM Espaço Mulher é compatível com celulares, tablets e computadores que rodem algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e demais sistemas que possuam navegadores web atualizados.
Como faço para acessar o conteúdo do serviço TIM Espaço Mulher?
Somente clientes TIM que possuem assinatura do TIM Espaço Mulher podem acessar o conteúdo desse serviço. Para assinar o serviço basta enviar a palavra “MULHER” para 8111 ou acessar o site www.timespacomulher.com.br
Posso acessar o sistema TIM Espaço Mulher off-line?
Para utilizar o sistema TIM Espaço Mulher, o dispositivo deve estar conectado à internet. Sem internet, você terá acesso apenas ao que foi recebido no celular (SMSs, WAP).
Que conteúdo terei acesso no portal web?
O portal TIM Espaço Mulher e um espaço repleto de conteúdos do interesse de toda mulher. Nele o usuário vai encontrar diversos tópicos como a seguir:
Todo assinante ativo pode acessar a qualquer momento, pela internet, por celular, tablet ou computador, os conteúdos completos do serviço. Quantas vezes quiser e todos os dias, desde o primeiro. Sem limite semanal ou diário.
Meu celular é pré-pago. O que acontece se eu ficar sem crédito?
Sem crédito, você não poderá renovar sua assinatura. Ficará sem receber novos conteúdos no celular e sem acesso ao conteúdo do portal web.
Ao colocar crédito e renovar a assinatura, você receberá novos conteúdos a partir do dia em que parou (exemplo: se você havia assinado até a semana 10, passará a receber o conteúdo da semana 11, ou seja, do dia 51 em diante). Com a renovação, você retoma o acesso a todos os conteúdos do portal web, desde o dia 1. Após 60 dias sem créditos, você é desligado(a) automaticamente do serviço.
Se eu cancelar minha assinatura, ainda poderei acessar os conteúdos do site TIM Espaço Mulher?
Ao cancelar sua assinatura, seu número é desabilitado e você perde o acesso aos conteúdos site TIM Espaço Mulher e todos os demais canais (aplicativo e SMS). Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar.
Cancelei a assinatura e me arrependi. O que faço?
Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar. Sua assinatura será reativada e você poderá acessar todo o conteúdo do portal.
Posso baixar os conteúdos?
O serviço não permite baixar os conteúdos, mas você pode acessá-los quantas vezes quiser, durante a validade de sua assinatura, ou imprimi-los, se desejar.
Posso baixar os vídeos?
O serviço não permite baixar os vídeos. Você pode acessá-los quantas vezes quiser durante a validade de sua assinatura.
Posso compartilhar os arquivos com outras pessoas?
A assinatura é exclusiva, vinculada ao número do seu celular TIM. Por isso, o serviço não permite compartilhamento de arquivos.
O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais
O serviço estará disponível para planos pré pago, pós pago e controle e para aparelhos celulares, tablets e computadores dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e aparelhos feature phones.
O usuário poderá acessar o serviço em qualquer um dos seguintes canais: Aplicativo, WEB/WAP ou SMS.
Ao assinar o serviço, o cliente terá 7 dias grátis e após será tarifado por R$ 4,19/semana, permitindo que o cliente tenha acesso ilimitado aos conteúdos do serviço TIM Espaço Mulher. A assinatura do serviço será renovada automaticamente a cada 7 dias.
O uso do serviço do “TIM Espaço Mulher” implica em aceitar a existência e o conteúdo deste Regulamento dos Termos e Condições Gerais de Uso pelo Cliente. Portanto, o Cliente que não estiver de acordo com o presente instrumento não deve aceitar e utilizar os serviços oferecidos pelo “Tim Espaço Mulher”.
Ao acessar as páginas do site TIM Espaço Mulher, você concorda com a nossa política de privacidade.
Coleta de Dados Gerais
A TIM se compromete a proteger a privacidade dos visitantes de seu site não se envolvendo na prática de venda ou intercâmbio de dados pessoais com terceiros para fins promocionais. Entretanto, a TIM efetivamente coleta, utiliza e divulga algumas informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política de Privacidade. Ao utilizar o nosso Site, você reconhece e aceita a coleta, utilização e divulgação de informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política.
Coleta de dados do usuário
A TIM coloca informações em seu computador (cookies) para permitir sua identificação e melhorar a qualidade das informações que ela oferece para seus clientes em seu portal. A utilização de cookies constitui uma prática aceitável na indústria, pois permitem gravar alguns dados importantes, como o número de vezes que você acessou o site, para que mais tarde possamos não exibir um conteúdo repetido, por exemplo. Se não desejar receber cookies, ou desejar ser notificado quando serão colocados, você poderá programar seu Web browser (navegador da Web) para tanto, caso seu browser disponha deste recurso. Poderá ser necessário que a TIM solicite informações pessoais como, por exemplo, nome, e-mail, número de telefone e modelo do seu aparelho celular. A TIM poderá utilizar estas informações para responder às suas solicitações por e-mail ou telefone.
Além das informações pessoais que você nos fornece, o presente Site utiliza tecnologia que permite à TIM coletar determinadas informações técnicas. Estas informações técnicas incluem seu endereço de protocolo de Internet, o sistema operacional de seu computador, o tipo de browser e o endereço de websites de referência. A TIM não irá fornecer as informações apresentadas a terceiros sem sua permissão, exceto quando para responder às suas solicitações ou consultas, ou se, de boa fé, a TIM acreditar que a divulgação das informações é necessária para responder a reclamações de que o conteúdo que você submeteu ao presente Site infringe os direitos de terceiros ou é necessária para proteger os direitos, propriedades e/ou segurança da TIM, dos usuários do website da TIM e/ou do público em geral.
A TIM também tem o direito, mas não a obrigação, de reter e utilizar as referidas informações armazenadas em nossos bancos de dados, além de outras informações obtidas a partir das atividades atuais ou anteriores do usuário no presente site, por um prazo razoável, que não venha a exceder os requisitos ou limitações legais, para dirimir disputas, solucionar problemas e fazer valer os direitos legais da TIM, assim como os termos e condições da presente Política de Privacidade ou das Condições de Venda de Produtos do presente Site. Em raras ocasiões, a TIM poderá examinar suas informações de modo a identificar usuários com múltiplas identidades ou pseudônimos para fins legais e/ou de segurança. Queira também observar que, se a TIM for obrigada por lei, ordem judicial ou outro processo legal a divulgar alguma de suas informações pessoais a um tribunal ou a terceiros, ira fazê-lo. Por meio deste instrumento você autoriza a TIM a divulgar informações sobre sua pessoa para qualquer dos fins acima indicados.